Enfermeira do SAMU diz ter sido agredida durante atendimento em João Pessoa
Uma equipe do SAMU foi agredida na tarde desta sexta-feira (23) enquanto realizava um atendimento de emergência no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa. O incidente ocorreu durante o socorro a um paciente com câncer, que passava mal em casa.
De acordo com informações preliminares, a família do paciente queria que ele fosse levado ao Hospital Edson Ramalho, mas o protocolo do SAMU determinou que o destino seria a UPA de Valentina, conforme orientações da regulação médica. A decisão gerou insatisfação nos familiares, que se exaltaram e acabaram agredindo a equipe de socorristas.
A confusão começou quando uma das familiares, contrariada com a decisão, agrediu fisicamente a enfermeira responsável pelo atendimento. Outro parente também passou mal durante o tumulto, o que exigiu a presença de uma segunda equipe do SAMU no local para prestar assistência. Apesar da gravidade da situação, a equipe médica acionou a Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local para controlar a situação.
O paciente acabou sendo levado por terceiros a um hospital não informado, enquanto os envolvidos na agressão, incluindo a familiar responsável pelo ataque, foram encaminhados à Central de Polícia para prestar esclarecimentos.
O SAMU reforçou que o atendimento segue protocolos rigorosos definidos pela regulação médica, que determina o melhor encaminhamento para cada caso.