Parlamentares dos EUA visitam Taiwan para garantir defesa da ilha

Ícone Notícias
Michael McCaul, deputado republicano do Texas, e o presidente de Taiwan, William Lai Ching-te, nesta segunda 927)| Foto: EFE/EPA/LIU SHU FU

Parlamentares que integram tanto o Partido Democrata quanto o Partido Republicano no Congresso dos EUA realizaram nesta segunda-feira (27) uma visita em Taiwan com o objetivo de reafirmar o compromisso americano com a segurança da ilha, cada vez mais ameaçada pela China comunista.

A visita dos parlamentares norte-americanos ocorre em um momento de tensões crescentes entre Taiwan e a China, que considera a ilha como parte de seu território e tem aumentado suas atividades militares na região e intensificado seu desejo de anexar a república democrática ao regime continental.

Durante a visita, os parlamentares americanos se encontraram com líderes taiwaneses e prometeram aumentar ainda mais a cooperação em segurança entre os EUA e a ilha. Eles enfatizaram a importância da manutenção da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e expressaram preocupação com as ações da China, que incluem exercícios militares e incursões aéreas perto do espaço aéreo de Taiwan.

Os Estados Unidos não têm relações diplomáticas formais com Taiwan, contudo, são obrigados por lei a fornecer armas para garantir a segurança da ilha. A visita bipartidária é um sinal claro de que os EUA continuam comprometidos com essa obrigação e com o apoio a Taiwan frente às ameaças externas.

Michael McCaul, deputado republicano do Texas e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, garantiu ao novo presidente de Taiwan, William Lai Ching-te, que os parlamentares estão trabalhando para que os recursos de defesa aprovados no Congresso dos EUA para a ilha sejam enviados o mais rápido possível.

Além de discutir a questão de segurança, os parlamentares também falaram sobre formas de aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os EUA e Taiwan.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan classificou a visita americana como um “forte de gesto de solidariedade” e uma “demonstração poderosa do apoio bipartidário americano” à ilha.

POR: GAZETA DO POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *